cabeçalio2

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Banho gostoso

O banho !
Hj resolvi falar do banho do neném !
A minha maior aflição quando cheguei em casa com o Bernardo era a hora do banho ! Vai cair, vai escorregar, vai chorar, vai se afogar, vai sentir frio ........ Parecia um bicho de sete cabeças.
Quem deu o primeiro banho nele foi a minha mãe, Vovó Noe, como ele chama ela, mas tarde falarei mais nela ! A salvadora da pátria !
Mas voltando ao banho, nada daquilo aconteceu, água quentinha e a mão segura da vovó resultou nisso : Ele dormiu no banho !

Durante o primeiro mês eu usei água filtrada pra dar banho nele, ficava com medo que ele bebesse a água e tinha o umbigo tb, tive medo de infeccionar com a água do chuveiro. Sei lá, coisa de mãe que não sabe nada, mas segui a minha intuição e me senti bem assim ! Depois de um mês, sem aquele umbigo pendurado e bem cicatrizado eu passei a usar a água do chuveiro ! Facilitou 100% a minha vida na hora do banho !

Eu recebi da pediatra dele um livrinho da Johnsons Baby com dicas para o banho e ele diz assim :

Este momento precioso tem algumas regrinhas:

  • Escolha uma hora quente do dia. Sempre no intervalo de uma mamada;
  • O quarto ou o banheiro deve ter uma temperatua agradável e sem correntes de ar;
  • Retire jóias, mantenha suas unhas curtas e lave bem as mãos antes de começar a banhá-lo;
  • Tenha sempre o material à mão, inclusive roupas e toalhas;
  • Nunca deixe seu bebê sozinho no trocador ou na banheira.
Como proceder:
  • Coloque água morna na banheira na quantidade que cubra o corpo do bebê;
  • Teste a temperatura da água com a parte de dentro do antebraço;
  • Retira a roupa do bebê e faça uma minuciosa limpeza da região das fraldas com algodão e água morna, removendo todos os resíduos de fezes e urina;
  • Umedeça duas bolinhas de algodão na água da banheira e limpe cada olho com uma bolinha sempre de dentro pra fora;
  • Limpe delicadamente o rosto somente com água e , em seguida, lave os cabelos e enxágue;
  • Com a mão ensaboada, lave todo o corpo, começando pelo pescoço, peito, braços, abdome, genitais, pernas e pés;
  • Vire-o de bruços e lave as costas e o bumbum; 
  • Retire o bebê do banho e envolva-o em uma toalha macia;
  • Seque todo o corpo, com especial atenção às dobrinhas do pescoço, virilha e axilas, dedos das mãos e pés e atrás das orelhas;
  • Vista o bebê com roupas adequadas à estação do ano e penteie seus cabelos.
 
Por hoje é só !

Beijinhos Cláudia.

7 comentários:

  1. Pois é. Hoje em dia é tudo diferente da minha época. Os primeiros banhos eram dados com água filtrada e fervida e dado em cima de uma toalha, com chumaços de algodão embebidos na água. E tome de talquinho Jonhson. E isso era até o umbigo cair porque não podia molhar. A modernidade simplificou muito às novas mamães. Mesmo com a minha experiência arcaica, me saí muito bem como uma vovó moderna.

    ResponderExcluir
  2. É igual a um boneco!

    ResponderExcluir
  3. Parece mesmo ! Só que dá um pouquinho mais de trabalho !!!! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Quando meus gêmeos nasceram, ficaram 26 dias na UTI, aí, qnd estavam para ter alta, ensinaram a dar banho de um jeito que gostei muito! Vou tentar descrever...
    1- Retire a roupa, mas deixe com a fralda.
    2-enrole-o num cueiro(do ombro p baixo)
    3-coloque-o com a cabeça na sua mão e o corpo no seu braço, dai, vc vai lavar somente a cabecinha dele e secar.
    4- depois da cabeça seca, desenrole-o e dê o banho normalmente como na foto acima da vovó dando banho.

    Gostei muito pq eles nasceram no inverno de 2010 q estava muito frio e nunca ficaram roxos ou se tremendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ótima dicas para mamães de primeira viagem!!! Super importante! Obrigada!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir