cabeçalio2

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Amamentação

  Hj resolvi falar da amamentação pq o Bernardo me viu trocar de roupa, olhou pro meu peito e falou: " ECA !!!!!! " Como assim ECA ??? Quase morri de rir ! hahahaha
Ele mamou até 1 ano e 2 meses e ainda pedia " MÁMÁÁÁÁ !!!!!!! " Só parou pq o meu leite acabou !!!!
Agora me vem com ECA !!!! hahaha 





  Amamentar traz a você a plenitude de ser mãe. Durante alguns meses, o seu leite será completo e insubstituível, oferecendo saúde, carinho, segurança e proteção ao bebê.
Este período especial também traz algumas dificuldades e cansaço. Por isso é muito importante contar com o apoio dos familiares, médicos e enfermeiras.
Seu leite preenche todas as necessidades do organismo do bebê até os 6 meses de vida, podendo dispensar até mesmo a ingestão de água. Ele promove níveis adequados de desenvolvimento e torna o bebê mais resistente a infecções e outras doenças.
O primeiro leite a ser produzido é o colostro. Geralmente é viscoso, opaco, rico em proteínas e de fácil digestão. Ele é muito importante contra infecções e alergias alimentares, graças à abundância de anticorpos em sua composição. E também age como laxante, ajudando o funcionamento intestinal do bebê desde as primeiras horas de vida. Depois de 15 dias, o seu leite muda de colostro para "leite maduro". Este leite é , geralmente fino, de cor azulada e contém proteína, gordura e açucar. Neste momento, ele é tudo que seu bebê precisa.

TODA MULHER TEM LEITE !!!

Toda mãe produz leite de qualidade adequada e em quantidade suficiente para alimentar seu filho.
A produção de leite depende do estímulo que é dado à mama durante cada mamada. Ao sugar o peito, o bebê desencadeia a produção de hormônios que facilitam a produção e saída de leite materno. Ou seja, quanto mais ele sugar, mais leite você terá.

SAÚDE PARA O BEBÊ E PARA A MULHER !!!

  Através do toque, da troca, do calor e dos olhares, as mamadas frequentes criam um importante vínculo afetivo entre você e seu bebê.
Isso faz com que ele apresente um ótimo desenvolvimento emocional e motor, além de garantir uma proteção especial que previne o aparecimento de doenças como diarréia, otite, pneumonia e alergias.
Além destes, outros importantes benefícios são conferidos, entre eles a melhora na capacidade de aprendizado e na acuidade visual e o correto desenvolvimento da estrutura facial - dentes, mastigação e fala.
Para a mamãe amamentar tb traz muitos benefícios: seu peso vai voltar mais rápido e o sangramento pós -parto será reduzido, prevenindo hemorragias e anemia. Também reduz a possibilidade de osteoporose e câncer de ovário, útero e mama.

ATÉ QUANDO AMAMENTAR ?

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam que o bebê seja alimentado somente com leite materno até o sexto mês de vida. Após a introdução dos alimentos complementares, o bebê deve continuar mamando até dois anos ou mais.
Fonte: Johnson's baby. www.babycenterbrasil.com

COMO FOI COMIGO !!!

  Aprendi a amamentar na maternidade, uma enfermeira me ensinou e dei sorte do Bernardo já nascer sabendo sugar. Ele pegou o peito de primeira, não doeu nada, foi tudo certo e tudo ótimo, até o dia seguinte !!!!
Quando começaram os problemas ....... Isso ninguém te conta e ninguém diz que vc vai se ferrar pra amamentar ....... todos os sites e todas as apaixonadas por amamentação só falam de flores e não falam dos espinhos !!!!!!!! Mas eu vou contar !!!
Amamentar é realmente muito bom, mas a mãe tem que ter MUITA FORÇA DE VONTADE !
Apesar do Bernardo sugar muito bem, o meu leite demorou a descer, então ele chorava de fome e detestava o leite em pó, que a médica mandou dar pra ele parar de chorar, por outro lado, como ele sugava muito tempo e muito forte, a pele do bico do meu peito saiu e ficou em carne viva !!!!!!! HORRÍVEL !!!!
Mas mesmo assim eu tinha que tentar alimenar meu filho rescén nascido esfomeado, aí vem a tal força de vontade ! Graças a minha insistência,  com 5 dias meu leite veio com força total e ele se fartava de tanto mamar ! Foi a maior felicidade do mundo !!!! Ver a barriguinha dele redonda de tanto leite !
Agora o meu peito ....... Coitado ! Eu chorava a cada mamada, pq a pele não tinha tempo de cicatrizar. A minha médica mandou passar Bepantol que nada adiantou !!!!!! Sofri por 15 dias, até que minha mãe me salvou ! Apesar de eu não acreditar em receitas caseiras, meu desespero me fez ouvir a minha mãe !

DICAS DA VOVÓ NOE !!!!!!!

  Para o peito ferido, depois de cada mamada, limpar com água filtrada e colocar CASCA DE MAMÃO !!!!! Isso mesmo, corta uma lasca da casca do mamão e coloca a parte de dentro em contato com o peito dentro do sutiã, até a próxima mamada !
Conclusão: No dia seguinte a pele estava totalmente cicatrizada, e eu totalmente livre daquela dor insuportável !!!!!! Foi o dia mais feliz da minha vida.
Depois disso eu pude curtir o prazer de amamentar o Bernardo 1 ano e 2 meses !!!!!!!!! E foi a melhor coisa desse mundo ! Tirando uma dor de garganta e uma gripe depois de 2 anos e 3 meses de idade, ele NUNCA ficou doente !!!!!!!!!

  Recomendo muito a amamentação, é gostoso, é carinhoso, é cansativo, dá sede, dá fome, de madrugada é cruel, mas vale muito a pena pela saúde do seu filho. Eu faria tudo denovo !!!!!! Meu bebê é muito saudável, esperto, tranquilo e carinhoso !!! Mesmo depois de quase dois anos e meio ouvindo dele: ECAAA !!!!!! hahahaha

Muitos beijos pra vcs !!!!!!!!!!

Claudia

2 comentários:

  1. Muito bem escrito.
    To adorando esse blog.
    Vou dar uma dica na dica da Vovó Noe... Lavar bem a casca do mamão.
    Não demora pra postar mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ler minhas dicas !
    Obrigada pela sua dica !!!!
    Posso postar : Dicas da Marta ! Tia de vários e mãe de cachorro tem muitas histórias pra contar !!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir